Homeopatia

A homeopatia é uma especialidade médica com mais de 200 anos de existência. Uma das características principais é a utilização de medicamentos em doses muito diluídas e a abordagem holística do paciente – no momento da prescrição, levam-se em conta os sintomas físicos e emocionais, além dos aspectos sociais, familiares e ambientais. A abordagem individualizada é um dos fatores que contribui para bons resultados obtidos no tratamento.

No Brasil, a homeopatia começou a ser praticada no início do século XIX, por um médico homeopata francês, Benoit Mure. A homeopatia não tem contraindicação, pode ser aplicada em todas as idades, de bebês a idosos. A utilização de doses muito diluídas dos medicamentos, atenua o risco de efeitos colaterais. Daí o cuidado desde a prescrição médica, à manipulação dos remédios, à conservação dos medicamentos e o paciente, que deve seguir as orientações ao tomar os remédios.

Dúvidas sobre o Medicamento Homeopático:
1) Como age o medicamento homeopático em um organismo doente?

Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.

2) Quais os cuidados que se deve ter com os medicamentos homeopáticos?

Procure sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados; leve o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo colocando na tampinha quando for tabletes ou glóbulos. Evite também que o conta-gotas ou tampa do frasco toquem a boca para que não ocorra contaminação. Evitar radiações, calores e umidade.

3) Quais os efeitos colaterais da homeopatia?

Diferente dos medicamentos alopáticos, o tratamento homeopático – desde que realizado corretamente – não causa efeitos colaterais no paciente. O que pode acontecer é uma potencialização dos sintomas, uma vez que a especialidade atua com o princípio dos semelhantes

4) Quanto tempo dura um medicamento homeopático?

A validade do medicamento homeopático altera conforme a sua forma farmacêutica. Por exemplo os medicamentos manipulados na forma farmacêutica líquidaem solução hidroalcoólica a 30% tem validade de 2 anos. Já os medicamentos homeopáticos manipulados na forma farmacêutica sólida ( tabletes, glóbulos ou papéis com lactose) também mantém a valldade de 2 anos.

5) Qual a validade do medicamento homeopático manipulado em água purificada?

Sugere-se que a validade deva ser de 2 dias para a água purificada devido à quantidade de gotas da matriz homeopática sem em álcool aumentando assim a validade do medicamento na sua dispensação

Florais

Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, que se baseia no uso de essências florais medicinais para devolver o equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que o corpo fique mais livre para o processo de cura.

A terapia com os florais é completamente natural, não tem contraindicações e utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a expulsar emoções negativas do corpo, como medo, ódio, preocupação e indecisão.

Os florais de Bach devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional e não devem substituir as orientações do médico, especialmente se estiverem sendo utilizados sem supervisão de um terapeuta floral.

A Farmácia Natural Flor manipula os seguintes Sistemas Florais: